Sign In
Início do conteúdo
​Centro de Dados e Estatísticas​​ / Dados Específicos

​Dados Específicos

​Carga Pesada (outubro/2011)​​​

A frota de caminhões e pick-up’s, embora represente uma parcela pequena da frota circulante do Brasil, teve o segundo maior crescimento dentre as categorias de veículos cobertas pelo Seguro DPVAT. Entre os anos de 2000 e 2011 aumentou 316,7%, só ficando atrás do crescimento da frota de motocicletas.

Carga Pesada grafico 1 

Carga Pesada grafico 2 

Mesmo com este crescimento, segundo levantamento da ANTT – Associação Nacional de Transportes Terrestres, divulgado em 2009, 64% da frota brasileira de caminhões de carga é composta por veículos com mais de 20 anos, sendo que destes, 20% correspondem a veículos com idade superior a 30 anos.

Veículos mais velhos apresentam mais riscos à segurança do motorista e de outros usuários de rodovias, além de terem um custo de manutenção mais elevado, o que muitas vezes desestimula revisões e troca de peças.

Segundo estatísticas do DNIT – Departamento Nacional de infra-estrutura de Transportes, em 2011, 39% dos acidentes nas rodovias federais envolvendo veículos de carga ocorreram naqueles com mais de 9 anos de uso, com destaque para as UF’s do PR e RS com índices de 43% e 50%.

Embora os casos de morte no trânsito envolvendo caminhões e pick-up’s de 2000 a 2011 tenham sofrido um decréscimo de 49%, os casos de invalidez permanente, que deixam seqüelas físicas definitivas, aumentaram 6% no mesmo período, lembrando que a comparação entre os anos citados pode sofrer alterações, considerando que o beneficiário tem 3 anos para solicitar o seguro, e que por este motivo as quantidades de ocorrências a partir de 2009 ainda podem aumentar.

Carga Pesada grafico 3 

Carga Pesada grafico 4 

Carga Pesada grafico 5 

As indenizações pagas pelo Seguro DPVAT por acidentes ocorridos em 2011 envolvendo caminhões e pick-up’s, foram no caso de morte 41% a motoristas, 40% a pedestres e 19% a passageiros, já as indenizações de invalidez permanente foram destinadas 39% a motoristas, 33% a pedestres e 28% a passageiros.

Em relação ao grau de invalidez todas as indenizações pagas por acidentes envolvendo caminhões e pick-up’s, foram classificadas como lesões leves.

Carga Pesada grafico 6 

Voltar

​​

​​