Sign In
Início do conteúdo
​Centro de Dados e Estatísticas​​ / Dados Específicos

​Dados Específicos

Crianças Transportadas em Motocicletas (1ª versão - setembro/2012)​​

De acordo com as indenizações pagas pela Seguradora Líder DPVAT de acidentes ocorridos nos últimos 4 anos, observa-se que a quantidade de ocorrências de morte e invalidez permanente entre crianças, de 0 a 10 anos, transportadas em motocicletas, vem aumentando ano após ano, sendo que o último período analisado está 23% abaixo da quantidade do período anterior, porém, como os pedidos de indenizações do Seguro DPVAT podem ser feitos e até 3 anos , estes números certamente irão crescer.

Crianças Transportadas Grafico 1 

O crescimento observado foi devido principalmente às ocorrências de invalidez cuja quantidade ultrapassou o patamar de 300 ocorrências/ano, já no segundo período analisado.

Crianças Transportadas Grafico 2 

A faixa etária com maior incidência de morte e invalidez em todo o período analisado é a de 7 a 10 anos, porém o mais preocupante é que o Código Brasileiro de Trânsito estabelece como infração gravíssima: “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor, transportando criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar da sua própria segurança”, sendo que as faixas de 0 a 7 anos equivalem a 58% das ocorrências de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT, no período analisado e representam uma ilegalidade.

Crianças Transportadas Grafico 7 

Crianças Transportadas Grafico  3 

Ao analisarmos a distribuição das ocorrências de morte e invalidez por dia da semana, verifica-se nos quatro anos analisados a mais alta incidência nos finais de semana, com destaque para os domingos.

Crianças Transportadas Grafico 4 

No enfoque de região geográfica, a região Nordeste é líder isolada nas ocorrências envolvendo crianças transportadas em motocicletas, a quantidade é 134% maior que a região Norte, que aparece em segundo lugar, considerando a soma dos períodos analisados.

Crianças Transportadas Grafico 5 

Observa-se, ao longo do período analisado, o crescente aumento das quantidades de ocorrências de morte e invalidez, envolvendo crianças transportadas em motocicletas, independente do período de férias escolares, sugerindo que o transporte de crianças por motocicleta é regular e independe do período do ano. Cabe lembrar que estes números podem crescer, pois o prazo prescricional do Seguro DPVAT é de 3 anos após a data do acidente.

Crianças Transportadas Grafico 6 

As estatísticas acima são estarrecedoras porque mostram que, nos últimos 4 anos, 192 crianças morreram e 1.390 crianças ficaram inválidas permanentemente, na grande maioria dos casos, não só por imprudência e irresponsabilidade de adultos, mas por grave infração da lei. Inocentes morrendo ou tendo suas vidas marcadas irremediavelmente

Voltar

​​

​​