Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Tolerância Zero às Fraudes: Ceará é o líder no ranking de pedidos indevidos do Seguro DPVAT

Publicado em segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Newsletter - 08/10/2018 - 48ª Edição

De janeiro a setembro deste ano, a Seguradora Líder identificou o total de 8.999 fraudes ao Seguro DPVAT. O número representa um crescimento de 14% em relação ao total identificado até agosto, e demonstra a evolução das estratégias de prevenção, detecção e investigação da seguradora que, desde o ano passado, investe na implementação de novos critérios para análise das fraudes e aprimoramento dos mecanismos sistêmicos.

Do total de fraudes identificadas até setembro, 26% se concentraram no Ceará, que aparece na liderança no ranking de estados. De acordo com as apurações da Seguradora Líder, os tipos de fraude mais detectadas no estado são as fraudes documentais e falsas declarações de acidentes de trânsito. Somente neste ano, duas importantes operações foram deflagradas no Ceará, como a Operação Contumácia, que cumpriu nove mandados de busca e apreensão e realizou duas prisões no município de Santa Quitéria, em agosto, e a Operação Lampana, que cumpriu seis mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, em abril. Ambas as ações, exploradas nas edições 22 e 40 da Newsletter "Seguradora Líder Informa", foram deflagradas a partir do encaminhamento de notícias-crime pela Seguradora Líder às autoridades competentes do estado.

Em segundo e terceiro lugares do ranking de estados com o maior número de pedidos fraudulentos de indenização do Seguro DPVAT, estão São Paulo, com 18,5%, e Rio Grande do Sul, com 9,6%. Nestes estados, entre os tipos de fraudes mais detectadas estão as fraudes documentais e as solicitações de reembolso de despesas médicas que não existiram.

Segundo a Superintendente de Prevenção e Combate às Fraudes da Seguradora Líder, Mariza Trancho, existe um contínuo trabalho interno e de campo para identificar, de forma cada vez mais assertiva, as tentativas de fraude ao Seguro DPVAT. “Aperfeiçoamos nossos métodos de controle para sermos cada vez mais cirúrgicos e estratégicos na identificação de fraudes. Trabalhamos arduamente para garantir que as verdadeiras vítimas recebam o seu benefício. Esse é o nosso principal objetivo,” garantiu Mariza.

Até setembro, as ações proativas da Seguradora Líder já resultaram em 32 sentenças condenatórias, 51 condenados, 31 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 16 prisões em todo o Brasil.

Canal de Denúncias

A Seguradora Líder alerta que fraude em seguro é crime e mantém à disposição da população brasileira os seus canais para denunciar casos suspeitos. As denúncias podem ser feitas, sem necessidade de identificação e de forma totalmente gratuita, pelo telefone 0800 022 12 05, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h ou clicando aqui.



​Mais artigos​