Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Ponto cego em veículos exige atenção redobrada!

    espelho_01Que dirigir exige atenção e cautela todos sabem. Mas e quando condutores são pegos desprevenidos com a passagem de um veículo que não estava no campo de visão? Esse problema acontece por conta dos chamados pontos cegos, que são áreas ao redor de carros, ônibus, caminhões e até de motocicletas, que  não podem ser observadas diretamente pelos motoristas. É aí que mora o perigo: um simples movimento brusco com o automóvel sem sinalizar, por exemplo, pode causar um acidente e colocar outras vidas em risco.

    Embora ainda não haja uma solução para isso, algumas medidas preventivas podem ser tomadas pelos condutores para minimizar os riscos. Confira dicas que contribuem para a segurança de todos no trânsito:

    - Ajustar corretamente o banco do carro antes de mudar a posição dos espelhos retrovisores é uma ação simples e que aumenta o campo de visão do motorista. Os pés devem alcançar o fundo dos pedais, assim como os punhos no volante, além disso, os joelhos precisam estar semiflexionados e as costas bem apoiadas no assento.

    - Ao regular o espelho interno, verifique se ele dá a maior visibilidade possível da parte traseira da via.

    - Os retrovisores laterais devem ser ajustados de modo que a visão da pista seja maior que a do carro, até que o próprio veículo saia do campo de observação.

    - Seja consciente e sinalize ao mudar de faixa, ao sair com o carro ou estacionar. Isso evita que motociclistas, pedestres e ciclistas que estejam no ponto cego do carro sejam pegos de surpresa e sofram um acidente.

    - Motociclistas também podem colaborar com um trânsito mais seguro. Redobre a atenção e, ao trafegar em uma via ao lado de um carro, certifique-se de que você enxerga a imagem do motorista no retrovisor. Essa simples ação já garante que a pessoa à frente do volante está ciente da sua presença.

    Entenda mais essas recomendações no vídeo abaixo e faça a sua parte para garantir um trânsito seguro para todos.