Ir para conteúdo principal Ir para menu principal Ir para menu do rodapé Ir para menu Categoria Ir para menu Arquivo
Logon

Viver Seguro no Trânsito

Nós estamos fazendo nossa parte. E você?
Início do conteúdo
  • Regulagem do banco do carro faz toda a diferença para a sua saúde e segurança!

    postura-idealEntrar em um veículo e ajustar a posição dos espelhos antes de tudo é um costume adotado por muitos motoristas. Mas você já refletiu sobre como a postura ao dirigir influencia a sua segurança? Ao contrário do que se imagina, os espelhos só devem ser regulados após o condutor adequar o banco às suas necessidades. Dessa forma, é possível aumentar a capacidade de reação em situações adversas e manter a saúde do corpo. Confira algumas dicas e avalie se o assento do seu automóvel precisa ser regulado para te dar toda proteção e conforto.

    - As pernas devem ficar ligeiramente flexionadas e a coluna precisa estar em total contato com o encosto do banco. Quando esticada, a perna esquerda deve ser capaz de acionar o pedal da embreagem até o final.

    - A posição dos braços é uma forma de verificar se o banco está ajustado corretamente. É importante que o cotovelo fique levemente flexionado enquanto o condutor segura a direção e as mãos estejam posicionadas no volante no mesmo ângulo de um relógio marcando 10h10.

    - Não deixe o assento muito alto para evitar que as pernas fiquem muito próximas ao volante. Caso a altura e distância desse item sejam ajustáveis, você deve posicioná-lo de uma forma que facilite a visibilidade de todo o painel do carro.

    - O ideal é que o encosto da cabeça esteja em uma altura alinhada ao centro posterior da cabeça ou até três centímetros acima. Levante-o até que a metade do encosto pare na altura da linha dos olhos. Dessa forma, movimentações bruscas no pescoço serão absorvidas pelo item e, consequentemente, o risco de lesões na região será reduzido.

    - Os espelhos também são importantes para a segurança. A partir do retrovisor interno, todo o ambiente atrás do carro precisa ser visualizado. Já os espelhos externos precisam manter a linha do horizonte no centro, mostrando o mínimo possível do automóvel para diminuir os pontos cegos.

    Assista o vídeo abaixo e entenda as dicas para manter a postura e a saúde enquanto você dirige: