Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Dados do Seguro DPVAT comprovam sucesso da Operação Lei Seca na última década

Publicado em segunda-feira, 25 de março de 2019

Newsletter - 25/03/2019 - 73ª Edição

A Operação Lei Seca do Estado no Rio de Janeiro completou 10 anos de atuação na última semana, contabilizando importantes avanços para diminuir a violência no trânsito desta UF. Responsável pela iniciativa, a Secretaria de Estado de Governo divulgou que, nesse período, houve a redução de mais de 50% no número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Os dados da Seguradora Líder ajudam a comprovar o sucesso da Operação: nos últimos dez anos, o índice de mortes em acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro diminuiu em 53%. No ano passado, o Seguro DPVAT pagou 2.547 indenizações por ocorrências fatais, enquanto, em 2008, foram 5.173 benefícios pagos.

Desde sua criação até os dias de hoje, cerca de 3,5 milhões de motoristas já foram abordados em uma das 22 mil blitzes que foram montadas ao redor de todo o Estado do Rio de Janeiro. Além das fiscalizações, que contam diariamente com 200 agentes, as ações de educação da Lei Seca (Lei nº 11.705, de 2008) tem o objetivo de reforçar a recomendação de não dirigir depois de beber. Desde 2009, mais de 2.700 palestras foram realizadas em escolas, universidades e empresas de todo o estado, contando com a participação de 28 pessoas com deficiência (PCDs) que foram vítimas de acidentes de trânsito provocados pelo consumo de álcool.

As ações da Lei Seca e os resultados de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT foram destaque em diversas matérias, em veículos como Bom Dia Rio (TV Globo), jornal O Globo, jornal O Dia e jornal O Fluminense. A íntegra das matérias pode ser conferida clicando aqui.



​Mais artigos​