Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Mais de 5 mil indenizações para acidentes de trânsito com ônibus, micro-ônibus e lotações em 2018

Publicado em segunda-feira, 24 de junho de 2019

Newsletter - 24/06/2019 - 86ª Edição

Nas ocorrências envolvendo veículos da categoria 3 (ônibus, microônibus e lotações de passageiros e lotação com cobrança de frete), os pedestres foram as vítimas mais indenizadas pelo Seguro DPVAT em 2018. Somente no ano passado, acidentes com transportes coletivos foram responsáveis por 5.748 pagamentos, sendo 2.871 delas para pessoas que se deslocavam a pé. Os dados são do Relatório Anual de 2018 da Seguradora Líder, que também destaca que os adultos de 45 a 64 anos foram os mais atingidos nas ocorrências com esse tipo de veículo.

Em relação aos números regionais, mais de 20% das indenizações relativas aos veículos da categoria 3 foram destinadas às vítimas de São Paulo, que lidera o ranking dos estados com maior índice de pagamentos em acidentes envolvendo ônibus, micro-ônibus e lotações, com 1.151 indenizações. Logo depois aparecem Minas Gerais (838) e Rio de Janeiro (801).

Os dados mostram que, do total de vítimas, 1.179 foram indenizadas por morte e 50% sofreram com sequelas definitivas. Os passageiros receberam 2.620 benefícios, sendo 1.342 por invalidez permanente, 993 por reembolso de despesas médicas e 285 por morte. Os motoristas são os menos atingidos, visto que cerca 254 indenizações foram destinadas aos condutores dos coletivos, sendo 65 por morte e 120 por invalidez permanente.

“O excesso de jornada é um perigo. É importante entender que, pelo porte do veículo que conduzem, os motoristas precisam estar atentos às pessoas que circulam a pé nas vias e preservar a vida dos passageiros. É necessário estimular os condutores de ônibus, que é um veículo pesado, a cuidar dos veículos menores e, naturalmente, dos pedestres também”, afirma Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas.

Os números já foram destaque em matérias do Hoje em Dia Online| MG , Hoje em Dia | Horizontes | MG e G1 - Globo | Bahia.

O Relatório Anual de 2018 pode ser conferido, na íntegra, clicando aqui.



​Mais artigos​