Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Equipe Jurídica da Seguradora Líder contabiliza resultados positivos

Publicado em segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Newsletter - 02/09/2019 - 96ª Edição

A Seguradora Líder, por meio da ampliação do conhecimento e esclarecimento sobre o acesso ao Seguro DPVAT, tem somado esforços a fim de reduzir a judicialização na Companhia. Os resultados podem ser vistos em números. Nos últimos quatro anos, o estoque total de processos caiu 15%. Se considerarmos uma visão atualizada com os primeiros oito meses de 2019, tivemos um estoque que reduziu de 419.615 para 357.747 processos, o que demonstra evolução e amadurecimento da estratégia adotada pela Administração da Seguradora Líder.

No histórico de entradas de novas ações nos últimos quatro anos, a Seguradora também acumula recuos, chegando a uma redução de 51% com a comparação dos oito primeiros meses de 2019 com o mesmo período de 2015.

Os êxitos da área jurídica também estão expressos na quantidade de causas ganhas nos últimos anos. O percentual de sucesso em 2015 era de 35,3% e, em 2018, o percentual de sucesso atingiu 62,9%, que representa um aumento de 31% durante este período. Com a evolução dos estudos de teses e maior entendimento de atuação de cada Tribunal, nos oito primeiros meses do ano de 2019, os ganhos de causa já representam 65,9% do total de processos julgados nos últimos quatro anos.

Os êxitos são resultado da ampliação do diálogo da Seguradora Líder com toda a sociedade e da clareza da legislação vigente e aplicável ao Seguro DPVAT. O lançamento da Cartilha “Seguro DPVAT: Legislação e Jurisprudência”, como noticiado na 33ª edição da newsletter Líder Informa, é um exemplo das ações que acompanha essa diretriz. No entanto, algumas vítimas e familiares buscam a Justiça antes mesmo de entrarem com a solicitação de indenização na Seguradora Líder. Em 2018, cerca de 22% das ações judiciais não tiveram registro de pedido na Seguradora. Assim, um pagamento que pode ser efetuado em até 30 dias pela via administrativa acaba levando, em média, dois anos por meio de uma ação judicial.

“O desafio está em ampliar o conhecimento sobre o Seguro DPVAT com o intuito de reduzir a judicialização e facilitar cada vez mais o acesso às indenizações e reembolsos. Para isso, a estratégia tem sido disseminar as principais informações do benefício para a sociedade e garantir adequado embasamento e segurança jurídica para a resolução de possíveis novos conflitos”, destaca o Diretor Jurídico da Seguradora Líder, Hélio Bitton. O executivo reforça, ainda, que nos últimos anos a área passou por uma verdadeira metamorfose. “As mudanças que estamos implantando em prol dos beneficiários e segurados e o nosso trabalho de esclarecimento sobre as regras do Seguro DPVAT estão refletidos nos nossos números”, esclarece.



​Mais artigos​