Sign In
Início do conteúdo
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Sala de Imprensa​​​​​​

Newsletter​​​​​​

Mais de 3,2 milhões de indenizações foram pagas por acidentes envolvendo motocicletas e ciclomotores

Publicado em segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Newsletter - 02/09/2019 - 96ª Edição

Nos últimos dez anos, o Seguro DPVAT pagou mais de 3,2 milhões de indenizações por ocorrências envolvendo motocicletas e ciclomotores. Esse é um dos números de destaque do “Relatório Motocicletas e Ciclomotores 10 Anos”, divulgado pela Seguradora Líder na última semana. O documento também mostra que quase 200 mil pessoas morreram e 2,5 milhões ficaram com algum tipo de invalidez permanente em decorrência de acidentes envolvendo as duas categorias de veículo. Na última década, esses números representaram cerca de 72% do total de pagamentos efetuados pelo seguro obrigatório, totalizando cerca de 4,5 milhões.

Entre 2009 e 2018, as indenizações totais pagas pelo Seguro DPVAT cresceram 28%, enquanto as ocorrências com motocicletas e ciclomotores aumentaram 72%. Os casos de invalidez permanente por conta de acidentes envolvendo essas categorias de veículos são os que mais chamam atenção, com crescimento de 142% na comparação entre 2009 e 2018. Já os pagamentos por acidentes fatais aumentaram 14%.

Entre as regiões brasileiras, o Sul concentrava a maioria das indenizações pagas por acidentes com motocicletas e ciclomotores (55.007 benefícios pagos) em 2009. No entanto, com um crescimento de frota de mais de 137% nos últimos 10 anos, o Nordeste se tornou a região que mais conta com vítimas indenizadas pelo Seguro DPVAT em função de ocorrências com motos. No recorte por estado, São Paulo lidera o ranking em quantidade total de indenizações pagas. Em dez anos, foram 344.134 pagamentos para esta UF. O Ceará é o segundo colocado, com mais de 335 mil benefícios pagos.

Os números foram destaque em grandes veículos de comunicação do país, como o jornal Folha de São Paulo; os telejornais da GloboNews; Fala Brasil, da TV Record; Jornal da Cultura, da TV Cultura; Jornal da Gazeta, da TV Gazeta; e os impressos Jornal O Povo, do Ceará; e Zero Hora, do Rio Grande do Sul.

A íntegra do “Relatório Motocicletas e Ciclomotores 10 Anos” pode ser conferida clicando aqui.

Confira aqui alguns números:




​Mais artigos​